Reforma: Dicas para cuidar dos móveis na hora de renovar sua casa ou escritório

Reforma: Dicas para cuidar dos móveis na hora de renovar sua casa ou escritório

Reformar a casa, aumentar a sala, transformar a cozinha, construir um novo quarto ou modernizar o escritório são os projetos de muitos proprietários. Entretanto, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça caso alguns cuidados sejam deixados de lado. Trouxemos algumas dicas para ajudar você a minimizar danos e evitar prejuízos em seus bens, principalmente no seu mobiliário.

Durante obras e reformas, seja no seu escritório ou na sua residência, a circulação de profissionais carregando materiais de construção, ferramentas e outros equipamentos será natural e constante, por isso é de vital importância priorizar a proteção dos seus ambientes.

Proteger o piso, eletrodomésticos, os elementos decorativos como quadros, plantas e pequenos objetos e os móveis, é um cuidado essencial para evitar sujeiras, manchas e avarias, principalmente em algum infortúnio acidental.

Os itens menores e de decoração, que podem ser removidos para outro local ou que sejam de fácil armazenamento em armários ou caixas de papelão, por exemplo, devem ser os primeiros a serem transportados para locais seguros. Cuidado para não abarrotar os objetos e procure não deixá-los em lugares altos para evitar alguma queda.

Mas quando o assunto é proteção de móveis, o que você deve fazer? O interessante aqui é tentar deslocar os móveis soltos como camas, mesas, sofás e cadeiras para áreas que não sejam o foco da renovação ou reforma. Caso isso não seja possível, é de suma importância protegê-los adequadamente para que você não se surpreenda negativamente no final do processo.

Um procedimento simples e que pode praticamente excluir os potenciais danos a sua mobília é fazer a cobertura dos móveis fixos com cobertores, mantas ou lençóis velhos. Após enrolado, é importante cobrir o móvel também com um plástico grande, capaz de cobrir toda a superfície da peça eliminando assim completamente a sua exposição ao pó, detritos da obra e respingos de tinta.

Esse revestimento plástico pode ser fixado com fita adesiva para fixar a cobertura e garantir o uso prolongado da proteção. A combinação de um material de tecido com um material plástico é ótima. Pois enquanto uma impede que líquidos nocivos passem pela barreira de tecidos, a outra ameniza problemas de natureza sólida como uma batida involuntária com alguma ferramenta, por exemplo, evitando marcas, rasgos ou arranhões.

Outra excelente solução para proteger seus móveis durante obras e reformas com comodidade e segurança são os self storage. Um conceito moderno de armazenagem que se difere do tradicional modelo de “guarda móveis” em vários fatores, o principal deles é a possibilidade de acessar livremente a unidade de armazenamento onde seus móveis estarão guardados.

Todas as peças recolhidas no seu self storage são acondicionadas em um box individual com acesso exclusivo do cliente e, normalmente, a unidade onde se encontram os boxes possuem climatização, limpeza e segurança garantidos pelo locador do espaço.

Então lembre-se, na hora de reformar ou construir em ambientes mobiliados, não esqueça da segurança e do acondicionamento corretos de seus móveis e outros objetos. Isso vai ajudá-lo a evitar transtornos e prejuízos e fará com que sua renovação de ambiente seja mais tranquila, agradável e sem surpresas.

 Você já vivenciou alguma situação de reforma ou construção onde um móvel ficou avariado e agora você não sabe se descarta, arruma ou reutiliza a peça? Então não perca nossas 4 dicas imperdíveis para restaurar móveis quebrados.

Deseja obter mais informações a respeito desse artigo? Utilize o formulário para entrar em contato conosco.

Outras publicações